setembro 20, 2011

De Mountain Bike pela Serra do Lenheiro

Porteira Pesada

A minha querida Serra do Lenheiro possui paisagens espetaculares, mas na minha opinião a mais linda e misteriosa de todas fica em um local chamado Porteira Pesada. Neste local da serra o que mais chama a atenção é uma formação rochosa que, reparando bem, da pra ver as marcas da história desse lugar.

No extinto período da escravidão as propriedades dos barões e coronéis eram divididas por muros construídos com pedras empilhadas que eram retiradas da própria serra.


Como frequento muito este local comecei a reparar que aquela formação rochosa tinha uma particularidade. Se observarmos bem da pra notar as pedras que a natureza preserva em seu devido lugar e outras que parecem ter sido movidas e também quebradas...pra quê?

Para a construção do muro, é claro!!!


Bom, esse negócio de história nunca foi meu forte, mas o interessante é ver que ainda restam marcas da nossa história lá, triste mas real, neste lugar que me encanta e me provoca a cada nova visita, um novo suspiro de encanto!
-------------------------   ----------------------------
Vamos ao pedal...

Logo no início da subida está o Ribeirão Francisco Chaviér. Nesta parte da subida é aconselhável subir empurrando a bike, pois é muito pedregoso e inclinado.



Mais adiante um local bem tranquilo todo gramado onde eu costumava brincar quando criança durante os passeios de domingo à tarde com meus pais. Aqui já da pra arriscar subir pedalando mas ainda com cuidado!


Chegando no alto do morro às 7:00 da manhã.


Daqui pra frente é só reta até a Porteira Pesada. Podemos avistar o ponto mais alto da serra, 1200m acima do nível do mar.

Depois do subidão vamos apreciando a paisagem até chegarmos à tal porteira. O porque do nome "Porteira Pesada"eu desconfio que seja pelo fato dela ter sido construída com madeiras muito grossas e pesadas,quando criança eu me lembro da antiga porteira.

Aqui estamos...na Porteira Pesada. Hoje ela já não está tão pesada, pois já foi trocada e as madeiras estão bem velhas.


Do outro lado da porteira...


Tinha muita neblina nesse dia, e quando está assim é bom sentar- se em uma pedra e aguardar o tempo limpar e revelar a paisagem linda deste lugar.



Curtam o visual!

A partir daqui a trilha nos leva até a estrada para os povoados do Fé e, atravessando a ferrovia do aço chegamos ao Caburu ou São Gonçalo do Amarante. 

Infelizmente neste local já estão jogando lixo, entulho e pneus velhos, logo naquela erosão (foto abaixo) que, a 4 ou 5 anos atrás era só um curso de águas pluviais.


Este trecho é uma descida forte com muito cascalho solto. Tem que ir na manha! Mais lá embaixo tem mais uma porteira, e que porteira!!!


Quase chegando à estrada para o Caburu...aqui tem um povoado conhecido como Cunha.


Este é um ponto da estrada para o Caburu, já estamos depois do povoado do Fé. Esta parte foi asfaltada pois em períodos de chuva a coisa aqui fica feia ... estamos quase na Ferrovia...

Já na ferrovia do aço. Daqui podemos ir para:
  • Caburu (São Gonçalo do Amarante)
  • Povoado do Caxambu
  • Conceição da Barra
  • Ritápolis
  • Rio das Mortes
Outras trilhas a partir daqui eu postarei futuramente...aguardem!
---------------------------   --------------------------
Mapa do trajeto.

Acesse também: http://sentinelasdaserradolenheiro.blogspot.com.br/


Rota de bicicleta 1264013 - powered by Bikemap