Conhecer Para Preservar

Acredito que somente através da divulgação e acesso ao conhecimento é que as pessoas começarão a se conscientizarem e  a reverem seus conceitos a respeito de sua interação com o meio ambiente e o verdadeiro sentido de preservação não só como uma atitude exemplar que mereça congratulações mas também uma questão de princípios. Não basta afixar cartazes com frases tocantes se a pessoa não sabe realmente a fundo do que se trata, por exemplo, sobre os efeitos que uma queimada provoca à vida dos animais e plantas nativas ou que uma orquídea necessita de um ambiente propício para se desenvolver, que ela não pode ser tratada como uma roseira ou outra planta qualquer que pode florir em qualquer lugar. Todos precisam saber enxergar o que a própria natureza nos ensina, aprender a observar sem cobiçar. Alguns ditos colecionadores são verdadeiros predadores matando animais por motivo torpe, retirando mudas de espécies endêmicas* para bancarem os importantes entre os amigos colecionadores ou em exposições ridículas. Não basta dizer "Preserve a Natureza" se as pessoas não conhecem seu funcionamento e quanto e onde isso influencia em nossas vidas.
(*) Espécies endêmicas- são plantas que se desenvolvem especificamente em determinado local ou região.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Orquídeas


Sou também amante das Orquídeas. Desde criança eu me lembro das orquídeas da minha tia que ficavam no quintal, uma touceira ao redor de um pé de caqui e outra em um velho tronco de laranjeira. Eram do gênero Dendrobium nobile popularmente chamadas de "Olho de boneca" ou erroneamente chamadas "parasitas".


Esta foto é a única lembrança material que me resta. Estas ficavam no pé de caqui.

Nenhuma orquídea é parasita pois, no parasitismo o hospedeiro serve de alimento até que se esgote, já as orquídeas não retiram alimentos do local onde estão presas, uma árvore ou uma pedra, elas apenas se agarram ou enraízam  e retiram nutrientes da água da chuva, do orvalho e do próprio ar. Por isso é importante deixá- las em seu habitat pois o simples fato de deslocá- las  lhes causa um choque devido a vários fatores como mudança de altitude, umidade, temperatura, substrato*, em fim, o ambiente que proporcione condições ideais para que possam se desenvolver, o chamado microclima.
(*) Substrato- é o meio de cultura onde uma orquídea se apóia podendo ser o húmus das florestas, galhos de árvores ou pedras.


Gostaria também de, através desta postagem,  chamar a atenção para aquelas pessoas desavisadas que, por acharem que estão fazendo caridade, compram orquídeas de vendedores de rua com caras de coitadinhos. NÃO FAÇAM ISSO NUNCA, pois são pessoas que roubam de outras residências, como já roubaram da minha o último exemplar de Dendrobium nobile das que mencionei anteriormente (foto), ou retiram da natureza exterminando assim com as espécies nativas. Portanto repito, NÃO COMPREM ORQUÍDEAS QUE NÃO SEJAM DE FLORICULTURAS OU DE COLECIONADORES SÉRIOS, eu disse SÉRIOS. Caso isso ocorra entre em contato com a polícia ambiental.


Para evitar chamar a atenção para espécies nativas da nossa região não farei nenhuma referencia a imagens e nem localização. Aviso também que monitoro as espécies ainda existentes na região de São João del Rei e em especial na Serra do Lenheiro e tomarei providências no caso de qualquer tipo de depredação.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------