É difícil determinar uma data ou um marco histórico para a criação do trekking como esporte, pois caminhar é uma das atividades mais antigas do ser humano. Hoje em alguns países de língua inglesa, trekking significa a realização de uma grande caminhada ou travessia que pode durar um dia inteiro ou mais. Para caminhadas curtas é utilizado o termo hikking.
No Brasil trekking significa percorrer trilhas caminhando e não tem distinção de curta ou longa. É uma das atividades com maior número de adeptos em todo o mundo por não precisar de muitos equipamentos caros e específicos.
O Trekking é dividido em 4 categorias: Leve, Moderado, Pesado e Travessias.
Para classificar cada roteiro não é levada em consideração apenas a distância a ser percorrida, mas também o tipo e inclinação do terreno, a exposição ao Sol, altitude, dentre outros fatores relevantes.
O trekking pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer idade, desde que seu limite físico seja sempre respeitado.
A prática do Trekking pode também ser dividida em 3 níveis de dificuldade sendo eles:
- Leve- Para iniciantes, fazendo percursos mais planos com duração máxima de 1 hora.
- Médio- Para praticantes com nível de experiência intermediário. Tem duração máxima de 2 horas.
- Pesado- Para praticantes experientes ou competidores, com duração acima de 3 horas ou até mesmo dias.
Equipamentos básicos:
- Barraca de Camping- De acordo com a quantidade de ocupantes e o clima.
- Saco de dormir- De acordo com o clima, principalmente no inverno.
- Bastão de caminhada- Para ajudar na sustentação do corpo e evita acidentes.
- Mochila Cargueira- Verificar a litragem (capacidade) da mochila de acordo com o período em que vai permanecer na trilha. Algumas trazem um manual com informações a respeito.
Pois bem, para quem não conhecia a partir de agora fique sabendo um pouco sobre esta prática esportiva. O Trekking é um esporte razoavelmente barato e acessível a qualquer pessoa. Se gostou, arrume sua mochila e pé na estrada!!!