novembro 10, 2011

Pedal com Destino à Solidariedade

Olá a todos!

Idealizado pelo nosso grande bike amigo Alexandre Paiva, o Pedal com Destino à Solidariedade no Domingo passado, 06 de Novembro de 2011, foi um sucesso. Foram arrecadados litros de leite para o Albergue Santo Antônio.
A galera se reuniu a partir das 8:00h da manhã na rua Antonina Dias Beltrão próximo à rodoviária de São João del rei e a saída foi às 9:00h em direção à Fazenda do Pombal.

Galera reunida.

Foto com a turma do Albergue Santo Antônio. O Alexandre está à direita encostado no balcão.


Quase na hora da saída.

Na BR494 em direção à Fazenda do Pombal.


Chegada na Fazenda do Pombal.

Agradecimentos ao pessoal da Bike Shop que deu aquela força, Mauricio e cia!

Fotos: Alexandre Paiva
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Depois...
Muito bem! Depois da chegada na Fazenda do Pombal a turma deu aquela relaxada, conversamos bastante e cada um seguiu o seu destino. O Alisson, a Cassia e eu fomos para a Serra do Lenheiro passando pelo Empaca Viagem.

O sol anda castigando bastante por aqui. Devia estar fazendo uns 27 graus e a umidade entre 40 e 60%.

Como sempre a Serra do Lenheiro nos proporcionando belas paisagens apesar ainda da falta de chuva por aqui causando esta secura da paisagem. Algumas plantas e "animais"ainda resistem bem.

 Com isso fechamos mais um pedal de domingo. Muito sol na cabeça e satisfação no coração!
Use sempre óculos e capacete, tive a prova disso nesse dia, luvas e protetor solar.
Um grande abraço a todos e até o próximo pedal!




novembro 03, 2011

Dores de Campos-MG 30/10/11

Olá a todos!!!

Dores de Campos é um município próximo a São João del Rei, mais precisamente a Leste, entre os municípios de Barroso que está ao Sul  e Prados ao Norte.

É muito conhecida pelas confecções em couro e selaria, possui vários curtumes que deixam um "aroma" característico em alguns locais ao redor da cidade.

O trajeto percorrido foi pela linha do trem que liga São João a Tiradentes.

Passando pelo pontilhão sobre o Rio do Elvas. 
A trilha que segue paralela aos trilhos é plana e estreita. Em alguns pontos tem que carregar a bike para atravessar os córregos que cortam o caminho e o ponto mais crítico é justamente este. É um percurso que deve ser feito com muita atenção pois, a qualquer momento podemos dar de cara com o trem e não seria fácil correr dele no meio de uma ponte como essa ai.

Depois de Tiradentes. 
A estrada da Caixa d'água da Esperança é o trajeto por onde passava a linha da EFOM que foi desativada já a muitos anos. Esta estrada nos leva até próximo de Prados na antiga Estação de Pinheiro Chagas que se encontra em péssimo estado de conservação.

Outro ponto crítico da trilha. 
Neste local não é aconselhável parar, pois, o transito de carros por esta estrada é considerável e neste ponto estamos entre duas curvas acentuadas deixando a visibilidade ruim. Ninguém quer dar de cara com um bando de "ET's" de capacete parados na estrada.

Esta é a Estação de Pinheiro Chagas próximo a Prados. É lamentável o estado em que se encontra o nosso patrimônio histórico. Não sei o que é pior, o descaso por parte dos órgãos competentes ou o vandalismo.


Totalmente abandonada ainda resiste ao tempo, pelo menos o que ainda está de pé. Abaixo podemos ver uma foto, provavelmente uma "foto da foto", mostrando como era antes de ser desativada.

Foto: Robertoprados- Panoramio

-------------------------------Em Dores de Campos---------------------------------

Esta é a Igreja matriz de Nsa. Sra. das Dores no centro da cidade. Ela foi pintada recentemente pois, me parece que até 2010 sua cor era azul e branco.

Igreja vista da pracinha. 

Na volta o caminho foi outro. Saindo de Dores segui a estrada no sentido Norte até o povoado do Bichinho (Vitoriano Veloso) onde da acesso, atrás da igrejinha, à Trilha da Viúva. 


Esta trilha é utilizada nas competições de Mountain Bike que ocorrem geralmente em Tiradentes, como foi o X-Terra realizado no último dia 23 de outubro. Neste dia ainda havia muito barro na trilha dificultando bastante as pedaladas, eu nem quero imaginar como foi no dia da competição. Mas como dizem os entusiástas: "Mountain Bike é bom porque é ruim, por que se fosse pior, seria melhor."
Um abraço a todos, obrigado pela visita e até a próxima!!!
--------------------------------------------------------------------------------------------------



Rota de bicicleta 1322914 - powered by Bikemap