outubro 11, 2011

Cachoeira do Penedo

Novas Amizades

Pois é, o Mountain Bike é um esporte que une e nos traz sempre novas amizades e experiências. Prova disso eu tive neste Domingo 09 de Outubro de 2011 com a  chegada de um casal de Campo Grande no Mato Grosso do Sul que, através do Suricate na Trilha, me  contactaram afim de conhecerem as trilhas da região de São João del Rei. Eles são: Frederico e sua esposa Viviane.
Meus amigos e eu tivemos a honra de recebê- los na nossa terrinha São João del Rei. Nos encontramos no centro da cidade de onde partimos rumo a Serra do Lenheiro. Não tinha melhor lugar para lhes apresentar.
Nosso trajeto foi pela Serra do Lenheiro (Porteira Pesada), Fazenda do Pombal, Glória, Penedo e enfim, a cachoeira que leva o nome do lugarejo, a Cachoeira do Penedo formada pelo ribeirão Santo Antônio que corta a região e deságua no Rio das Mortes.

A partir da esquerda: Marcus, Jean, Eu, Viviane, Frederico, Cássia e Alexandre. Subindo o Lenheiro rumo a Porteira Pesada.

 Parada para descansar...

 ...e apreciar a bela paisagem da Serra do Lenheiro vista da Porteira Pesada. A subida até aqui é forte, mas o visual compensa!!!

Seguindo viagem para a Fazenda do Pombal. Depois deste ponto passamos pelo local chamado "Empaca Viagem" na rodovia BR 494 que liga São João a Ritápolis e São Tiago.

Apesar do período de seca, algumas plantinhas ainda se esforçam para decorar a paisagem.

Mais uma paradinha para a foto!

Na entrada da Fazenda do Pombal. Pena que, logo aos Domingos, a fazenda fique fechada.

Ruínas da senzala da antiga fazenda na época do mártir Tiradentes.

Chegada no Glória distrito de Ritápolis. Dia de festa no lugar, o som estava alto.

Ponte de madeira nas proximidades de Penedo. Hora da descontração quando o lado criança fala mais alto!

Reunião na cabeceira da "pinguela"!!!


 Chegando na Cachoeira do Penedo. Depois de lindas paisagens, subidas e descidas, chegamos ao nosso destino...sãos e salvos!

Chegando na cachoeira!


Mesmo sem chuvas a correnteza estava forte e a queda d'água fazia barulho. O visual do lugar dispensa qualquer comentário.





Voltando para São João del Rei uma chuvinha rápida nos pegou de surpresa mas serviu apenas para refrescar os ânimos. A pesar do cansaço a turma se divertiu bastante, fizemos nesse dia aproximadamente 48Km, ida e volta...muito chão!!!

Muito bem! Ao final desta postagem, como sempre, quero deixar um forte abraço a essa galera e em especial para o Fred e a Viviane, que a partir de agora, farão parte da saga do Suricate na Trilha. Vocês serão sempre muito bem vindos, felicidades e até a próxima!!!


Mapa do Trajeto


Rota de bicicleta 1296839 - powered by Bikemap